A noção de ‘governança’ integra todos os processos governativos, podendo envolver uma multiplicidade de agentes e instrumentos na construção de uma sociedade organizada. Sendo o Governo o modelo mais formal de governança, são múltiplas as possibilidades de articulação entre poder público, sector privado e sociedade civil nos processos de criação e manutenção de normas e instituições sociais.
Nas décadas mais recentes, os sistemas de governança pública tradicional e orientada para o mercado mostraram-se inadequados para responder aos crescentes desafios políticos, sociais, culturais e ambientais. Reclama-se uma reorientação social (tradução do termo ‘social turn’ cunhado por Claire Bishop) e participativa do exercício da política, que aproxime os cidadãos dos processos de governança e tomada de decisão.
Também no sector cultural, o insucesso das políticas públicas e as falhas do mercado conduziram ao aparecimento de experiências colaborativas que desafiam os modelos tradicionais de governança cultural. Práticas colaborativas, organizações não-hierárquicas, novos modelos institucionais, redes descentralizadas e participação cívica nos processos de tomada de decisão concorrem para um entendimento da cultura como partilha de recursos numa perspectiva do comum.
Para esta nova edição dos Encontros, surge-nos como necessário abordar o tema da governança cultural participativa, convocando entendimentos e práticas emergentes que nos devolvem novos olhares sobre a gestão dos bens culturais.
Comissão organizadora - Alfredo Martins, Anabela Almeida, Sara Duarte
Consultores - Diego Garulo , Mafalda Dâmaso, Vera Borges
Concepção de espaço – Andreia Salavessa
Coordenação editorial - Diana West
Discussant - Teresa Fradique
Produção Executiva - Mariana Rolim, Ana Raquel Rodrigues
Design gráfico - Luís Cepa
teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser
Atelier-Museu Júlio Pomar
Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos em Sociologia - ISCTE, Núcleo de Antropologia Visual e da Arte - CRIA
Governo de Portugal – Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa
Em Outubro de 2022, realizámos a 2ª edição dos Encontros O Público vai ao Teatro, dedicados ao tema da governança cultural participativa, no Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa. Foram dias intensos de reflexão sobre formas distintas de governar os bens culturais, que agora se consubstanciam na publicação com o mesmo título.
O lançamento desta publicação teve lugar na Livraria Tigre de Papel, em Lisboa, no dia 30 de março, às 18:30, com a participação de Diana West, responsável pela coordenação editorial e a equipa de coordenação do projeto – Alfredo Martins, Anabela Almeida e Sara Duarte.
Coordenação do projeto - Alfredo Martins, Anabela Almeida e Sara Duarte
Coordenação editorial - Diana West
Textos - Ania González, Cláudia Pato de Carvalho, Daniel Granados, Diego Garulo, Gabriella Riccio, Joana Simões Henriques, João Teixeira Lopes, Magda Henriques, Michel Bauwens, Sara Duarte e Viviane Almeida, Vânia Mendonça e Clifford Newton
Tradução - Sérgio Vitorino
Revisão de texto - Pedro Cerejo
Fotografias - Filipe Ferreira
Design gráfico - Sílvia Prudêncio
teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser
Governo de Portugal Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa
Esta publicação pode ser encomendada através do endereço de email: teatromeiavolta@gmail.com.