teatro meia volta
e
depois à esquerda
quando eu disser
o público
vai ao
teatro
alfredo-martins-urbania-helsinki-7

O teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser é uma associação cultural que tem como missão dinamizar actividades no âmbito das artes performativas, desde a criação de espectáculos à realização de actividades pedagógicas e de mediação artística.

Entre 2006 e 2016, o teatro meia volta desenvolveu uma actividade regular enquanto companhia de teatro, constituindo um corpo de trabalho dedicado à pesquisa de metodologias colaborativas de criação e à exploração de uma estética social e politicamente comprometida.

A partir de 2016, o teatro meia volta sofre uma reestruturação do seu modelo de trabalho, procurando responder às necessidades sentidas no meio da produção artística e entre os seus colaboradores. Abandonando o formato de companhia de teatro, o teatro meia volta passa a funcionar como uma estrutura de produção. Alguns dos artistas que colaboravam regularmente com a companhia passam a integrar o novo formato de produção enquanto artistas associados. 

Neste momento, os artistas associados do teatro meia volta são Alfredo Martins, Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas, Luís Godinho e Sara Duarte. 

O trabalho de criação destes cinco artistas reitera o comprometimento social e político comum ao percurso do teatro meia volta, afirmando a necessidade de recuperarmos espaços colectivos de negociação que nos permitam dar respostas à complexidade do mundo em que vivemos, dominado por um sistema capitalista patriarcal desregulado, e, talvez, encontrarmos formas de, parafraseando Donna Haraway, vivermos e morrermos bem em conjunto.

Para além do trabalho de criação dos artistas associados, o teatro meia volta desenvolve um trabalho regular no âmbito da mediação artística, ensaiando formatos que pretendem potenciar a relação dos públicos, existentes e novos, com a criação e a programação artísticas. O Público Vai ao Teatro é o projecto de envolvimento de públicos que, desde 2011, a estrutura tem desenvolvido em colaboração com diversas instituições culturais públicas.

teatro meia volta
e
depois à esquerda
quando eu disser
o público
vai ao
teatro