teatro meia volta
e
depois à esquerda
quando eu disser
o público
vai ao
teatro
o-publico-vai-ao-teatro-3

O Público Vai ao Teatro é um projecto de envolvimento de públicos dinamizado pelo teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser e desenvolvido dentro de instituições culturais, convocando para estes espaços segmentos da população normalmente afastados da fruição artística. 

O Público Vai ao Teatro conta já com três edições: a primeira, entre 2011 e 2013, em colaboração com o Teatro Nacional São João; e a segunda, entre 2016 e 2018, como a terceira, entre 2019 e 2020, a decorrerem ambas no São Luiz Teatro Municipal.

As actividades do projecto organizam-se em torno das ideias de aproximação e familiarização entre os participantes e as instituições culturais e a sua programação, bem como de participação e empoderamento face aos fenómenos de governança cultural.

A selecção dos participantes para este projecto obedece a critérios cumulativos previamente definidos entre a equipa de coordenação e a instituição de acolhimento. Estes critérios poderão ser de diferentes naturezas: incidência geográfica (como aconteceu na primeira edição, em que os participantes eram todos moradores da freguesia da Sé do Porto); idade e/ou ocupação profissional (na segunda edição, foram constituídos três grupos – crianças, adultos e professores); ou comportamento e atitude em relação à fruição cultural (privilegiando-se os positive non-attenders, ou seja, pessoas sem hábitos de fruição cultural mas que demonstram uma predisposição para se tornarem público das artes performativas).

Em cada edição, desenvolve-se um programa de encontros quinzenais nos quais se propõem aos participantes distintos momentos: acompanhamento de ensaios e espectáculos; contacto com equipas de criação, programação e gestão cultural; discussão em torno das suas experiências e percepções relativamente a todos estes fenómenos; ou participação no funcionamento das instituições culturais.

teatro meia volta
e
depois à esquerda
quando eu disser
o público
vai ao
teatro